Frase do dia

"Foge por um instante do homem irado, mas foge sempre do hipócrita."
Confúcio

DIVIRTA-SE COM JOGOS INCRIVEIS

sexta-feira, 30 de abril de 2010

em Cartaz - Homem de Ferro 2 (Iron Man 2)



Agora que o mundo sabe que o industrial bilionário Tony Stark é o Homem de Ferro, ele busca mostrar os benefícios de sua armadura ao relançar a extravagante Expo Stark, uma vitrine de inovações humanitárias inspiradas por sua tecnologia.

Enquanto o governo dos EUA insiste que ele entregue sua revolucionária arma para o exército, Ivan Vanko, uma misteriosa figura do passado da família Stark, planeja destruir Tony ao revelar sua própria e devastadora
arma baseada na tecnologia do Homem de Ferro.

Pressionado em todas as frentes, enquanto encara também seus demônios pessoais, Tony precisa finalmente pedir ajuda a seus aliados – novos e antigos – para confrontar as forças que ameaçam destruir não só ele, mas
toda a humanidade.



A história do Homem de Ferro percorreu um longo e próspero caminho desde sua primeira aparição na revista da Marvel Tales of Suspense em abril de 1963. Em 2 de maio de 2008, o alterego do Homem de Ferro, Tony Stark, tornou-se uma sensação do cinema da noite para o dia, quando o filme arrecadou US$ 98,6 milhões em seu fim de semana de estreia e conquistou uma bilheteria de mais de US$ 572 milhões mundo afora. Com o sucesso arrebatador, o diretor Jon Favreau (Homem de Ferro) encarou a inevitável tarefa de dar continuidade à trama.

“O desafio de HOMEM DE FERRO 2 era como manter-se fiel ao que o público gostou no primeiro filme, ao mesmo tempo elevando o nível de exigência em todos os aspectos – um caminho interessante mas às vezes difícil de percorrer.” Ao desenvolver a história do filme, os produtores precisaram decidir que elementos e personagens tirar dos mais de 600 números das histórias em quadrinhos do Homem de Ferro publicadas pela Marvel nos últimos 42 anos.

O roteirista Justin Theroux (Trovão Tropical) diz: “Tony precisa equilibrar seu lado celebridade e herói. E o que acontece quando você diz ao mundo ‘Sou o Homem de Ferro’? Que tipo de benefícios essa declaração lhe
traz e que problemas ela apresenta?”

O sucesso arrebatador de HOMEM DE FERRO também levou Robert Downey Jr. (Sherlock Holmes) de volta ao patamar de astro internacional de cinema. Downey retraça a evolução da vida de Tony Stark do final do primeiro filme ao início da sequência: “No primeiro filme, Tony estava num tipo de submundo, alguém que precisava ser questionado. Quando HOMEM DE FERRO 2 tem início, você vê essencialmente a personalidade dele, e ele a mostra para todos que o cercam porque não quer que achem que alguma coisa foi alterada. Mas muita coisa mudou, e ele está realmente bem desesperado.”

Quem mantém Tony na linha – e a estabilidade nas Indústrias Stark – é a assistente executiva Virginia “Pepper” Potts, vivida pela vencedora do Oscar® de Melhor Atriz por 'Shakespeare Apaixonado' Gwyneth Paltrow.

“Quando o filme tem início, Pepper e Tony estão na mesma vibração e dinâmica”, diz Paltrow. “Eles têm uma relação bem-humorada e uma boa química, mas ele ainda é chefe dela. Enquanto o filme se desenrola,
Pepper recebe mais responsabilidade e é promovida a presidente das Indústrias Stark, então é interessante vê-la evoluir dessa forma.”

Outro rosto familiar do legado de Homem de Ferro é o bom amigo de Tony, o tenentecoronel James “Rhodey” Rhodes, vivido por Don Cheadle (O Traídor), um fã das histórias da Marvel e de X-Men e Homem de Ferro. “Sempre gostei desses personagens porque eram pessoas muito falíveis que se viravam bem em qualquer missão que estivessem encarando.”

Com Pepper Potts promovida a presidente das Indústrias Stark, uma substituta precisava ser encontrada.Scarlett Johansson (A Ilha) foi escolhida para viver tanto o papel de Natalie Rushman, a nova assistente de
Tony, quanto de seu alterego Viúva Negra, e comenta: “Quando fui ver HOMEM DE FERRO, fiquei maravilhada pela história e por como ela era encantadora. A ação era ótima, mas a trama era também romântica,
divertida, inteligente e espirituosa. Era simplesmente um grande filme. Então, quando soube que havia um possível papel na continuação, fiquei empolgada e determinada a participar dela.”

Um dos novos adversários de Tony Stark em HOMEM DE FERRO 2 é um misterioso russo especialista em tecnologia chamado Ivan Vanko, também conhecido como Whiplash, vivido por Mickey Rourke (O Lutador). A preparação do ator para o papel incluiu uma viagem à Rússia.

“O personagem é russo, então vivi um tempo lá”, diz Rourke. “Passei um período na prisão para entender como o sistema do submundo funciona. Também estudei a arte das tatuagens de prisioneiros e acrescentamos cenas de Ivan em que é possível ver as tatuagens cobrindo o corpo dele todo, e você percebe que todas têm um significado próprio, o que dá um verdadeiro panorama do personagem.”

Quando Tony Stark se recusa a entregar sua tecnologia e anuncia que as Indústrias Stark não mais fabricarão e fornecerão armas ao exército, ele abre as portas para o enrolador Justin Hammer, cuja empresa, Hammer Industries, compete para tornar-se a peça principal do jogo de fabricação de armas. O escolhido para o papel foi o ator Sam Rockwell (As Panteras), que diz: “Eu já tinha trabalhado com o Jon antes, então sabia que ele e Robert eram muito parecidos comigo no sentido de gostar de improvisar bastante, o que me deixou muito confortável em fazer parte do elenco.”

Quem retorna a HOMEM DE FERRO 2 depois de sua participação especial no primeiro filme é o ator Samuel L. Jackson (Jumper) no papel de Nick Fury, líder da organização S.H.I.E.L.D. que está de olho em Tony enquanto ele navega por seus novos desafios. Outro ator veterano, John Slattery (Jogos do Poder), vive o pai de Tony, Howard Stark.

O diretor Jon Favreau volta como Happy Hogan, motorista e segurança de Tony.

A produção de HOMEM DE FERRO 2 teve início em Pasadena, Califórnia, com Tony Stark depondo em uma audiência no Senado. Sobre a cena, o diretor Favreau revela: “Foi muito divertido e empolgante para mim
assistir àquilo tomada a tomada, e foi uma bela forma de deslanchar a produção. Fiquei muito aliviado em ver todos os personagens, antigos e novos, trabalhando juntos. Senti que estabelecemos imediatamente o tom do
filme.”

Para a equipe do filme, a esmagadora popularidade dos trajes do herói teve um sabor meio-amargo devido ao
falecimento da lenda dos efeitos especiais de maquiagem Stan Winston, cuja empresa criou as armaduras.

Sobre elas, o produtor Kevin Feige revela: “Em HOMEM DE FERRO 2, convidamos Shane Mahan para participar novamente, dando continuidade ao legado de Stan sob o novo nome da empresa, Legacy Effects.” Uma decisão que Mahan tomou foi que, durante a produção, as armaduras do Homem de Ferro que Downey usaria seriam trajes da cintura para cima, permitindo que o ator se movimentasse com naturalidade e unindo o real e o digital”.

Um novo desafio seria criar o traje do novo inimigo de Stark. “Para Whiplash, pegar as formas da história em quadrinhos seria um pouco difícil porque ele não é bem um ícone do design”, diz o artista conceitual Ryan Meinerding. “Queríamos dar um pouco de realismo ao personagem, então iniciamos em um ponto que era muito próximo a como começamos com Tony, mas com um aparelho médico de baixa qualidade implantado em seu peito.” No final, o design acabou evoluindo para algo próximo de um exoesqueleto.

A primeira cena em que Rourke usou o novo traje foi durante a recriação do Grande Prêmio de Mônaco, quando Tony Stark é violentamente tirado da pista pelo misterioso Whiplash. Sobre a tomada, o diretor conta: “Já que não podíamos levar a produção toda para Mônaco, identificamos que seção da corrida queríamos duplicar e filmamos lá dias antes do evento para que pudéssemos captar todas as arquibancadas e placas. Construímos, então, a mesma seção da pista, que foi usada como um primeiro plano em que podíamos de fato virar carros, fazer explosões e ter milhares de pessoas nas arquibancadas, construídas para replicar as verdadeiras arquibancadas de Mônaco.”

A fotografia principal de HOMEM DE FERRO 2 foi concluída nos estúdios da Marvel em Manhattan Beach. A experiência deixou a produção e o elenco com a sensação de que tinham partilhado uma significante jornada
criativa. “Tenho muita sorte de ter um elenco incrivelmente talentoso nesse filme”, diz o diretor.

“São diferentes tipos de atores, com diferentes processos, mas preciso admitir que nunca trabalhei com tantos talentos do começo ao fim. Pegamos o público de surpresa no primeiro filme, mas a expectativa é bem maior agora, então dessa vez será bem mais difícil para as pessoas dizerem ‘Achei melhor do que esperava.’ Espero que com todo o trabalho duro investido nesse filme, o público saia dizendo que foi tão bom – ou até melhor – que o primeiro.”

Trailer do Filme



Nenhum comentário:

Postar um comentário